Na quarta-feira (4), na região portuária, em Paranaguá, uma acão policial deflagrada no âmbito da Operação Albatroz, Guardiões das Fronteiras, que tem como principal objetivo combater o tráfico Internacional de drogas.
Realizada pela Policia Militar que resultou na apreensão de quase 180 quilos de cocaína e duas pístolas calibre 9mm e 82 munições e um cidadão de 46 anos foi preso.
O grupo suspeito estaria transportando drogas para o interior do (TCP) Terminal de Contêineres de Paranaguá, segundo a corporação de agentes da ALI (Agência Local de Inteligência), que já estava monitorando a tempo os individuos.
O caminhão Scania L111, cor Laranja, com placas de Curitiba, estava com as bolsas com os tabletes de cocaína em seu interior.
A ROTAM, após identificar e localizar o veículo foi feita a abordagem
Militares verificaram interior do caminhão e encontraram seis pacotes grandes com vários pacotes de cocaína, um alicate de corte a fio, dois lacres para contêineres e um aparelho celular.
No total 176 quilos de entorpecentes foram apreendidos
Questionado o homem por nome Marcos Antonio Fagundes, de 46 anos, disse que receberia uma quantoa em dinheiro para COLOCAR as bolsas dentro do Terminal de Cargas, o mesmo recebeu voz de prisão e foi encaminhado com todo o material ilegal para a Delegacia da Polícia Federal.
A Operação Albatroz faz parte do Programa Guardiões das Fronteiras, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), que visa reprimir a criminalidade transnacional na costa marítima brasileira, notadamente o tráfico ilícito de drogas, com a atuação integrada de forças policiais e instituições federais de fiscalização e controle.
Lançada oficialmente no litoral no dia 10 de novembro de 2022, a Operação Albatroz visa desarticular as organizações criminosas que atuam nos Portos de Paranaguá e Antonina-PR e conta com a participação da Polícia Federal (PF), Polícia Civil (PC-PR), Polícia Militar (PM-PR), Marinha do Brasil (MB), Guarda Portuária, Receita Federal (RF), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério da Infraestrutura (MINFRA).