Avião bimotor desaparece na Serra do Mar

Heitor Guilherme Genowei Júnior e o piloto Jonas Borges Julião

Um avião bimotor que decolou de Umuarama (noroeste) com destino a Paranaguá (litoral) desapareceu na manhã desta segunda-feira (3) na altura da Serra do Mar. A aeronave sumiu do radar pouco antes de chegar no terminal da cidade portuária. Além do piloto, o avião era ocupado por dois servidores do Governo do Estado. O modelo da aeronave é Piper PA-28R-200 Cherokee Arrow II, de 1974. O prefixo é PT-JZC.  


De acordo com o informações do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, foram realizadas buscas a partir das 14h30 com os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04, mas até o final da tarde nada foi localizado. Devido ao mau tempo, algumas regiões não foi possível realizar a busca.  Segundo informações preliminares, a aeronave teria desaparecido do radar às 10h14, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba (litoral).


Já a FAB (Força Aérea Brasileira) informou que o Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico (Salvaero) está responsável por coordenar as buscas aéreas na região e que as operações serão feitas inclusive à noite.
Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim e o piloto Jonas Borges Julião.


A Força Aérea Brasileira (FAB) suspendeu às 20h30 desta segunda-feira (3) as buscas aos três umuaramenses que desapareceram em uma aeronave de pequeno porte na Serra do Mar. Os trabalhos retornarão na manhã desta terça-feira (4).

A equipe envolvida na operação é especializada em áreas de difícil acesso e saiu de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. O avião utilizado tem autonomia e recursos para voar no período noturno. A decisão de suspender as atividades se deu porque nenhum vestígio dos desaparecidos foi encontrado em mais de quatro horas de voos.


De acordo com a central criada para as buscas, ainda há esperança de encontrar com vida os passageiros Heitor Genowei Junior e Felipe Furquim, ambos servidores do governo do Estado, e o piloto Jonas Borges Julião.

O Corpo de Bombeiros informou que precisou suspender a operação aérea no final da tarde, por causa do mau tempo. Os helicópteros Falcão 12 e Resgate 04, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também voltam a voar assim que o dia amanhecer, nesta terça. Em terra, duas equipes do 8º GB (Grupamento de Bombeiros) avançam mata a dentro nas regiões de Guaratuba e Morretes.


Heitor Genowei Junior, o Juninho do Posto, é superintendente da Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim de Oliveira é diretor da Casa Civil na região noroeste. Por vários anos, ele esteve à frente do escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra) em Umuarama.

Eles decolaram do aeroporto regional Orlando de Carvalho, em Umuarama, às 7h50, a bordo da aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200, de propriedade particular, e não chegaram ao destino, a cidade de Paranaguá. Eles tinham compromisso de trabalho na cidade do litoral paranaense.

O monomotor de pequeno porte sumiu do radar na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, em Guaratuba. A última comunicação feita pelo piloto aconteceu às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa. O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) entrou em contato com o Corpo de Bombeiros por volta das 14h, informando que o avião não acionou o Transmissor Localizador de Emergência (ELT), o que levou ao pedido de buscas.





Postagem Anterior Próxima Postagem