Festa da Tainha, na Ilha do Mel


Começa sábado (17), junho,  a Festa da Tainha, em Encantadas, Ilha do Mel.

O evento começa a partir das 11h.

Vale salientar que o evento acontece nos finais de semana e segue até o dia 09 de julho.

Uma opção para quem quer combinar a beleza de um lugar paradisíaco conhecido como Ilha do Mel, com as delícias do peixe mais popular oferecidos por ele é: a Festa da Tainha. Se você gosta do peixe tainha, o evento é uma boa pedida. 

Ao chegar o inverno, muitas pessoas já sabem que é a época de tainha, seja com o pescador ou na peixaria. Nessa época mais fria do ano, é o momento em que os peixes vão em busca de águas mais quentes se aproximando da costa. 


Preparação 

Para os pescadores, os trabalhos para a realização da pesca se iniciam com alguns meses de antecedência, pois eles precisam produzir as redes, fazer a montagem dos acampamentos, verificar se está tudo certo com as canoas e remos, entre outras coisas necessárias.

Tudo precisa estar preparado para o momento em que os peixes se direcionam à costa. A pesca das tainhas acontece com o encontro de pescadores próximo das Praias do Farol e do Miguel. Alguns deles ficam observando de cima de um morro para identificar o instante em que os peixes se aproximam e sinalizar para os outros pescadores entrarem na água com a canoa, para então fazer o admirável lance ao cardume. 

Como começou?

A festa acontece há 26 anos, sempre durante o inverno. Por conta da pesca ser bastante tradicional, reunindo todos os moradores da ilha, esse foi um modo de celebrar o Dia do Pescador, em 29 de Junho. 

Além de comemorar o dia dos pescadores, a Festa da Tainha surgiu pelo seguinte motivo: para que os nativos conseguissem uma forma de chamar mais turistas para a Ilha do Mel em uma época fria e de baixa temporada. Dessa forma, podem obter uma renda melhor durante o inverno, pois a maior parte dos moradores sobrevivem da pesca. Isso colabora com um maior reconhecimento, resgatando as festas tradicionais e culturas da Ilha do Mel.

Os nativos e organizadores apresentam suas especialidades com a tainha, preparando-as de diversas maneiras com o intuito de viabilizar o turismo em baixa temporada, como já visto acima. Também realizam bingos, bailes, fazem feira de artesanato local, esportes, ações para colaborar com o meio ambiente e com a cultura, danças típicas, desfile para eleger a rainha da festa, entre outras atividades.

Durante os dias de festa, é possível conhecer o legado pesqueiro de perto: aos finais de semana são realizadas visitas com guias às praias do Farol e do Miguel para os turistas conhecerem o acampamento e o alojamento dos pescadores quando vão realizar a pesca das tainhas.

Esse evento vem sendo uma forma de socialização e atividade econômica, que mantém os costumes das famílias antigas e tradicionais dos pescadores que habitavam a Ilha do Mel.

 

Postagem Anterior Próxima Postagem