1º caso confirmado de gripe aviária em, Antonina

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR),foi detectada a doença em uma ave silvestre da espécie Trinta-Réis-Real, na cidade de Antonina, no litoral do Estado

Quem confirmou o caso foi o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), qual foi confirmado na sexta-feira (23) e divulgado no sábado (24), a LFDA é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como referência internacional no assunto.

Até o momento não houve registro da doença em frangos no estado, segundo a Adapar, ressaltando que o litoral do Paraná nãom possui uma produção avícula comercial expressiva, localizada bem distante de locais com produção intensiva.

Foi decretado em maio estado de emergência zoossanitária por seis meses em todo Brasil, pelo Ministério da Agricultura (MAPA), é importante ressaltar que o Paraná é o maior produtor e exportador de carne de frango do país.



Adapar enfatiza que a confirmação da doença não compromete a condição sanitária do Paraná e do Brasil, por isso, “não deverão haver restrições ao comércio internacional de produtos avícolas paranaenses como consequência da notificação”. Medidas para o controle da doença estão sendo adotadas pelos órgãos competentes a fim de evitar sua disseminação.


 

Postagem Anterior Próxima Postagem