Corpo de Bombeiros explica o fenômeno Cabeça D’ Água e fala sobre prevenção



Durante o verão e seus dias marcados por altas temperaturas é comum que aumente a procura por rios na hora de se refrescar. Afinal, as águas geladas e as belezas naturais de seu entorno são um grande atrativo.

No entanto, os cuidados com a segurança devem ser mantidos. Apesar de não contar com ondas, os rios apresentam as chamadas correntezas e em situações mais graves, um fenômeno conhecido como cabeça d’água.





Esses episódios já foram registrados em temporadas passadas no município de Morretes e em alguns deles, o desfecho foi o pior possível.

Em janeiro desse ano, um grupo com seis turistas ficou ilhado em uma pousada do município e teve que ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O rio Nhundiaquara teria transbordado após receber uma forte enxurrada de água da serra, o que ocasionou o fenômeno.

Mas afinal o que é a cabeça d’água? Para explicar no que consiste o fenômeno, o Portal Mais Notícias conversou com a Capitã Thayane do Corpo de Bombeiros.




“Cabeça d’água é um fenômeno natural de aumento repentino do volume da água em rios e cachoeiras. Ele ocorre quando uma grande quantidade de chuva cai na cabeceira do rio ou em trechos mais altos do curso d’água. O nível das águas pode subir vários metros em poucos segundos trazendo riscos à banhistas que estejam no local”, explica a Capitã.

 

De acordo com ela, o fenômeno é mais comum no verão devido às chuvas intensas e curtas. A Capitã também enumerou algumas orientações para garantir a segurança durante os banhos nos rios e não acabar vítima de contratempos.

Confira algumas delas! 

  • Os banhistas devem se informar sobre a região pois algumas delas têm recorrência do fenômeno nos períodos chuvosos
  • Durante o lazer mantenha-se atento ao clima e cheque a previsão do tempo; 
  • Alguns indícios sutis podem antever o fenômeno, como folhas secas e galhos, além disso observe o nível de água do rio, e mantenha-se atento a sua referência. O aumento do nível do rio, alteração da cor da água e a agitação são características que indicam a proximidade do fenômeno;
  •  Ao observar esses sinais, saia imediatamente do local e procure um ponto elevado e seguro.


Diferença de tromba d’água x cabeça d’água 



Apesar de haver muita confusão para diferenciar um fenômeno do outro, eles são diferentes, segundo especialistas. A tromba d’água é um vórtice intenso de ar, e a cabeça d’água não passa de um grande volume de água produzido pela chuva na cabeceira de um rio ou cachoeira.


Postagem Anterior Próxima Postagem